Ir direto para menu de acessibilidade.

Governo intensifica campanha de combate ao desperdício de água no interior do estado

por Felipe Moreno | publicado 21 de agosto de 2019 | última modificação 21 de agosto de 2019

Estudantes, professores, representantes das associações de moradores de bairro e autoridades se reuniram nesta terça-feira, 20, no auditório da Escola Dom Júlio Matiolli, em Sena Madureira, em torno da nova ação da campanha de combate ao desperdício da água tratada. O principal objetivo é sensibilizar a sociedade para a importância do consumo consciente da água.

Iniciativa da Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Acre (Ageac) em parceria com o Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa), a campanha Desperdício é a Gota d´água foi lançada em Sena Madureira, no dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março. A ação ganhou força durante a Expoacre 2019 e agora, com apoio das secretarias de Educação, Cultura e Esportes e Comunicação,  está sendo ampliada para o interior do estado.

“Aqui é nossa casa, por isso fizemos questão de vir  para reforçar e começar, por aqui, a intensificação da campanha pelo interior”, destacou o presidente do  Depasa,  Zenil Chaves.

Sena Madureira é abastecida com a água captada do Rio Yaco. A estação de tratamento de água do município trata atualmente 120 litros/segundo, o suficiente pra atender a necessidade dos mais de 34 mil habitantes do município, mas de toda a água tratada e distribuída, 60% ainda é desperdiçada. “ Já poderíamos distribuir água 24h, mas com o atual índice de desperdício não é possível fazer isso ainda”, ressaltou o presidente do Depasa ao destacar a necessidade de intensificar as ações de combate ao desperdício em todo o estado.

O plano de ação para a campanha Desperdício é a Gota d’Água no interior inclui visitas, distribuição de materiais educativos, palestras nas escolas e nos bairros.  “É de extrema importância o envolvimento da população dos alunos nessa campanha que é de conscientização a respeito do desperdício”, lembrou a coordenadora da ação em Sena Madureira, Raquel Santos.

Segundo o  vice prefeito do município, Gilberto Lira, “a campanha veio em boa hora. Envolver a educação foi uma decisão acertada”, disse Lira.

Para Carlos Ryan, estudante da 2º ano do Ensino Médio na escola Dom Júlio, “É um assunto importante. Nós, que  somos jovens, podemos ajudar a propagar a ideia de que a água é uma fonte esgotável, precisamos preservar”, disse Ryan assumindo o compromisso de, em casa, ficar mais alerta para evitar o desperdício.

Além de Sena Madureira, a campanha Desperdício é a Gota d’Água alcançará ainda os municípios de  Brasileia, Capixaba, Epitaciolândia e Xapuri e região do Juruá. “É uma campanha que tem como objetivo fazer o trabalho educativo. Cada um precisa fazer a sua parte. Por isso estamos levando a campanha para as escolas, o objetivo é difundir boas práticas para o uso da água, formar multiplicadores dessa ideia”, lembra Alexandra Lopes Lima, chefe do Núcleo Sócio Pedagógico do Depasa.

Fonte: Agência de Notícias do Acre